O ensino híbrido recebe esse nome por mesclar aprendizagens de maneira presencial (que pode ser maneira off-line) e online. A metodologia contempla alguns modelos, entre eles, podemos citar rotações por estações, rotação individual, laboratório rotacional e a sala de aula de aula invertida, modelos que visam mesclar a aprendizagem, aprofundar debates e personalizar o ensino. Vamos conhecer de maneira breve esses modelos.
Rotações por estações visa mesclar estações de trabalho a partir de um tema central ou roteiros personalizados, como por exemplo o meio ambiente, em cada estação terá a oportunidade de se aprofundar sobre o tema, como aquecimento global, descarte de lixo, oceanos, entre outros. É importante que uma atividade seja realizada de maneira online. A rotação individual funciona de maneira similar, mas de maneira individual.
O laboratório rotacional visa mesclar o espaço da sala de aula e o espaço do laboratório que possui conexão com o mundo online, como plataformas, programas entre outros. A sala de aula invertida, traz a oportunidade de antecipar fatos tendo acesso a diversos conteúdos para que a sala de aula seja um momento para debates e reflexões, visando colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem.
Por todo o exposto, o ensino híbrido pode contribuir com o retorno das aulas presenciais por possibilitar mesclar a aprendizagem, analisando o melhor modelo que se encaixe com as aulas presenciais, que já sabemos, que deverá haver um rodízio entre os estudantes no momento presencial e com as aulas mediadas por tecnologia.
Agora que conhecemos um pouco sobre o ensino híbrido e seu potencial para a aprendizagem, segue algumas dicas para você experimentar o ensino híbrido. Vamos juntos?!